• Sinpol

SINPOL EM AÇÃO - POSTO DE IDENTIFICAÇÃO

SINPOL-AM REQUER AO SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA A REABERTURA DO POSTO DE IDENTIFICAÇÃO QUE FUNCIONA NA SEDE DO SINDICATO



A identificação civil é um relevantíssimo trabalho realizado pela Polícia Civil do Amazonas, por intermédio do Instituto de Identificação. Esse serviço, outrora oferecido na sede social do SINPOL-AM, foi suspenso a partir do momento que a pandemia do Civid-19 assolou a população amazonense, face às recomendações das autoridades em saúde, bem como, em virtude dos atos governamentais. Ocorre que, tendo por base Decretos Governamentais, resguardados os critérios de segurança, as atividades públicas já retornaram quase que em sua totalidade.


Apesar da retomada das atividades, os servidores e os seus familiares ficaram desassistidos quanto aos serviços de identificação civil. Por esse motivo, o Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Amazonas protocolizou no último dia 31/08, por intermédio do Ofício n° 047/SEC/SINPOL/2020, expediente junto à Secretaria de Segurança Pública do Estado, reiterando o pedido de providências no sentido de reabrir o P.I (Posto de Identificação) do SINPOL para ofertar aos servidores e à sociedade um serviço que é sinônimo de cidadania e dignidade.


O Ofício em lide faz várias considerações relevantes para que o posto seja reativado, dentre elas podemos destacar: a segurança e conforto que o local oferece aos Policiais Civis e aos seus dependentes que buscam por esse serviço.


Outro aspecto salientado na solicitação é a estrutura de atendimento no SINPOL, com a disponibilização de local reservado para o identificador (sala de atendimento individual) e sala de espera ampla com espaçamento entre cadeiras e ambiente arejado, sendo disponibilizado álcool em gel, sendo obrigatório o uso de máscaras de proteção. Tudo para garantir a segurança das pessoas em relação ao novo coronavírus.


Sabendo da importância que este P.I tem para a comunidade policial, uma cópia deste expediente foi encaminhado ao Senhor Governador do Estado para conhecimento da demanda, assim como, para que a Casa Civil confirme o compromisso com a eficiência do serviço público e o respeito à classe policial civil, adotando providências para viabilizar o processo de reabertura do referido posto de identificação, ratificando tal diretriz à SSP e ao DPTC.


O Presidente do Sinpol-AM – Jaime Lopes – falou ao Portal sobre a importância da reabertura do P.I do SINPOL:


“...Esse é um serviço que consta no rol de atribuições da Polícia Civil, por isso, a priori, não é razoável que seja oferecido por instituição diversa da PC. Além disso, gera irresignação as reclamações dos servidores que não têm conseguido acesso ao serviço em questão ou que estão sendo mal tratados nos locais que deveriam estar funcionando e poderiam recebê-los, mas parece que tem servido como recurso apenas para atender os amigos. Falei algumas vezes com o Diretor do DPTC e expus o cenário, ocasião em que enfatizei os transtornos e as insastifações que a morosidade tem gerado. Estamos pleiteando o retorno das atividades de forma planejada, breve e satisfatória. Como o Instituto é subordinado ao DPTC que, por sua vez responde administrativamente ao SSP, requeremos a ele adoção de providências quanto ao tema em tela, considerando que temos uma estrutura diferenciada e a medida não trará qualquer problema para a administração pública; pelo contrário, a reativação do posto de identificação atende a uma demanda social reprimida e que, portanto, tem a necessidade de uma resposta que denote elevado espírito público", concluiu.







© 2020 - SINPOL-AM. CSPQ Tecnologia.