• Sinpol

Sinpol-AM recebe visita do Agente de Polícia Civil e Deputado Estadual José Nilton Pereira da Silva



Em passagem por Manaus para participar de Audiência Pública na ALEAM, o Agente de Polícia do Estado de Roraima José Nilton Pereira da Silva, Deputado Estadual pelo Patriota e do Estado de Roraima, esteve visitando a sede do Sinpol-AM para tratar de assunto de interesses coletivos. Nilton da PC, como é conhecido em seu Estado, é policial oriundo do único concurso (2003) havido naquele estado até hoje. Na sua trajetória político-sindical constam três mandatos como presidente do Sindpol-RR. Eleito Deputado Estadual no último pleito, hoje exerce a presidência da Comissão de Segurança Pública daquela casa legislativa.

Policial abnegado e companheiro de lutas pela categoria no cenário nacional, José Nilton ficou à vontade para responder a várias questões:

SINPOL-AM: Quando V. Exa. Foi eleito presidente do Sindpol-RR pela primeira vez?

Dep. José Nilton: em 2008 fui eleito presidente do Sindpol-RR e permaneci por mais três mandatos, encerrando-os em 2018.

SINPOL-AM: Qual foi uma marca de seu trabalho enquanto presidente do Sindpol-RR?

Dep. José Nilton: Duas questões foram trabalhadas diuturnamente em nossa gestão, quais sejam: as condições de trabalho e a remuneração do policial civil. Para tanto, estive à frente de diversas paralizações e negociações com o governo. Essas lutas surtiram efeitos positivos, incluindo uma promoção para a categoria depois de dez anos de espera.

SINPOL-AM: A que se deve sua eleição de Deputado Estadual?

Dep. José Nilton: Primeiro a Deus e depois aos meus familiares. Porém, e não menos importante, aos muitos amigos que a polícia civil me deu. E quero destacar a importância do voto. Não deixe de votar, não deixe de exercer a sua cidadania. Em 2014 fui candidato pela primeira vez e não fui eleito porque me faltou um voto, apenas um!

SINPOL-AM: Qual a sua principal bandeira de luta na Assembleia Legislativa do Estado de Roraima?

Dep. José Nilton: Não poderia deixar de ser a Segurança Pública. É importante frisar que dos quatro deputados ligados diretamente ao Sistema de Segurança Pública, eu exerço a presidência da Comissão de Segurança Pública. Isso, além de nos encher de orgulho, nos dá uma responsabilidade maior frente aos problemas que temos enfrentado. Roraima está localizado em uma região de tríplice fronteira (Venezuela e Guiana) e é, infelizmente, corredor do tráfico de drogas e armas e com um agravante que é o problema que a Venezuela está passando e que nos tem atingido

SINPOL-AM: Há quanto tempo o Deputado conhece e acompanha a luta sindical realizada pelo Sinpol-AM?

Dep. José Nilton: Desde que entrei na vida sindical, acompanho as vitórias do sindicato amazonense. Quando falamos com colegas de outros Estados, o Amazonas é referencia, principalmente na questão salarial. Temos a certeza de que aqui há colegas engajados e que não medem esforços para melhorar, nos mais diversos aspectos, a vida do policial. Porém, não posso deixar de fazer um comentário: já é tempo de Sinpol-AM ter seu representante na ALEAM, O Sinpol-AM precisa disso, a exemplo de outros Estados. E digo mais, é hora de ter também um representante em Brasília, ter um Deputado Federal. Nenhuma conquista é alcançada sem essa consciência política. É hora de um sindicato com a envergadura do Sinpol-AM ter seu representante próprio, com independência e atuante.

SINPOL-AM: Qual mensagem o Deputado e também colega Policial deixa para nós?

Dep. José Nilton: Não há uma Polícia Judiciária forte sem a participação da sociedade. A comunidade tem um papel importante no Sistema de Segurança Pública. Então, que o povo do Amazonas respeite e ajude os policiais que são os que protegem sua família. E que o governo do Estado, cada vez mais, dentro dos limites de responsabilidade, continue investindo e valorizando essa categoria tão importante na preservação do estado democrático de direito. Nós, que fazemos parte do Sistema de Segurança Pública, fazemos questão de ressaltar: os poderes constituídos devem olhar com distinção para o policial, pois somos nós que arriscamos nossas vidas dia a dia. Fazemos isso por amor, mas merecemos ser respeitados também.

O Sinpol-AM agradece ao colega de luta e Deputado Estadual José Nilton Pereira da Silva pela visita e deseja muito sucesso e vitória na sua caminhada parlamentar. Nos colocamos à disposição sempre para trabalhos em parceria.






© 2020 - SINPOL-AM. CSPQ Tecnologia.