• Sinpol

SINPOL-AM Discute Formação dos Agentes de Segurança Pública do Amazonas

DIRETORIA DO SINPOL/AM PARTICIPA DE REUNIÃO COM DIRETOR-GERAL DO IESP PARA DISCUTIR A FORMAÇÃO DOS AGENTES DE SEGURANÇA PÚBLICA, JUNTAMENTE COM A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UEA E OS PRESIDENTES DAS ENTIDADES REPRESENTATIVAS DOS MILITARES NO ESTADO DO AMAZONAS:




Atendendo a convite do Diretor-Geral do IESP, Coronel Audo Albuquerque, a Diretoria do SINPOL/AM compareceu a uma reunião com o fito de discutir propostas e ações relativas a melhoria da formação dos agentes de segurança pública no Estado do Amazonas.


A reunião contou com a presença dos seguintes representantes institucionais: Coronel Audo Albuquerque (IESP), TC Emerson (Associação dos Oficiais), Pereirinha (Associação dos Sargentos e Subtenentes), Igor (Associação dos Cabos e Soldados), Professora Kelly (Pró-Reitora de Graduação da UEA), Jaime Lopes e Renato Bessa (SINPOL), assim como, assessores de todas as entidades.


Quando oportunizada a palavra aos presentes, Igor e Pereirinha questionaram o reconhecimento e estruturação do CFSD (Curso de Formação de Soldados) como uma modalidade de graduação, no caso em questão, Tecnólogo em Segurança Pública. Já Emerson ponderou que o problema deva ser tratado na gênese, ou seja, que a exigência no nível de formação ocorra como pré-requisito para acesso ao cargo e para aqueles que já possuem pós graduação a elevação dessa formação. Já a Pofessora Kelly, Pró-Reitora da UEA, ouviu a todos e declarou que a Universidade Estadual do Amazonas tem todo o interesse em materializar esse projeto.


Ao comentar sobre o tema em destaque, Jaime Lopes, declarou o seguinte:


"... Antes de tudo, enalteço o engajamento do anfitrião (Coronel Audo), uma escolha mais acertada do Governo Wilson. Também, considero paradigmática a iniciativa de convidar as representações dos Policiais Militares e da Civil para discutir com a UEA melhorias e ações que possibilitarão a elevação da Formação dos Policiais no Estado do Amazonas. Já que a gênese do tema terá como consequência a melhoria do serviço público, manifesto apoio ao encaminhamento do Pereirinha e do Igor. Entretanto, tratando das peculiaridades da Polícia Civil, coaduno com o entendimento do Emerson para que discutamos a estruturação de Pós-Graduações em nível strictu senso, Mestrado e Doutorado, posto que a PC já tem um percentual bem expressivo de servidores que, no mínimo, são Especialistas, até por conta das exigências para o ingresso no cargo. Enfim, acredito nos resultados satisfatórios dessa ação inter-institucional".


Dado o exposto, a Diretoria do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil evidencia a sua preocupação com temas diversos de interesse da categoria, nesse caso, com ênfase na elevação da formação/titulação dos servidores.



A DIRETORIA.









© 2020 - SINPOL-AM. CSPQ Tecnologia.