• Sinpol

Galeria dos Heróis - Investigador de Polícia de Classe Especial Aposentado Waldir da Silva Ventilari



Nosso personagem de hoje é Investigador de Polícia de Classe Especial Aposentado Waldir da Silva Ventilari, Agente de Polícia com posse no ano de 1981, passou por diversas unidades durante sua carreira policial. Conhecido por todos como Ventilari, fez grandes amigos na PCAM e juntou muitas boas histórias.


Casado há 55 anos com Dona Raimunda Duarte Ventilari, tem 12 filhos (7 com a atual esposa), 16 netos e 4 bisnetos.


Waldir Ventilari recebeu o Portal do Sinpol para agraciar a todos com suas histórias que vão da ação eficaz e técnica policial às, engraçadas.


Tomou posse com Agente de Polícia em 1981 e, posteriormente, o cargo passou a ser chamado de investigador de Polícia. Nesse interim, nosso personagem passou por diversas unidades, dentre elas: Delegacia de Homicídios, Roubos, /furtos e Defraudações, Roubos e Furtos de Veículos, 1º; 3º; 4º DIP’s, Além do Gabinete do Secretário de Segurança Lincon Gomes de Almeida (à época).


Das muitas histórias por ele constadas, o enfrentamento a assaltantes que atuavam em Manaus e faziam uso em suas ações de armamento de grosso calibre, foi uma das que mais chamou a atenção. Isso porque, mesmo os infratores equipados com armamento pesado, não houve baixas no lada da polícia, sequer houve policial ferido. Já no lado dos criminosos, sempre havia um resultado técnico e que era o esperado pela sociedade.


Nessas campanhas, dois delegados foram lembrados por sua forma de conduzir o trabalho e respeitar as equipes, foram eles: Delegado Délio Gomes e Delegado Carlos Tavares.


Nos seus mais de trinta anos de atividade fez grandes amigos e, até hoje, goza da parceria do Perito Eduardo Monteiro e do investigador Carlos Lamego.


Ventilari fala da saudade de atuar, de estar em atividade. Se senti lúcido e capaz, mas entende que é tempo de se voltar para a família, também. Relatou que se pudesse voltar no tempo, faria concurso para ser polícia novamente, que não tem nenhum tipo de vergonha ou remorso e que se sente muito orgulhoso de ter atuado com Investigador de Polícia em prol da sociedade amazonense.


Um fato muito relevante que deve ser trazido ao conhecimento de todos é que a presidência do Sindicato funcionou por mais de um ano na casa de Ventilari. O espaço era cedido sem nenhum custo e aconteceu quando da gestão da colega Sandra Correia e sua equipe.


Por fim, Waldir Ventilari foi o responsável por trazer para Manaus a Scuderie Detetive Le Cocq, importante instituição que atua em todo o território nacional. Funcional no período da década de noventa até i início dos anos dois mil. A Scuderie Detetive Le Cocq foi fundada em 1965 e tem sua sede na cidade do Rio de janeiro. É uma instituição que funciona em vários estados com trabalho em parceria entre as polícias. São ações conjuntas que objetivam, principalmente, a troca de informações e a absorção de conhecimento.


O Sinpol-AM o parabeniza e agradece por todo sua dedicação, por ter ajudado a construir nossa história e por ser exemplo e motivo de orgulho.


Parabéns, guerreiro.


Nós te reverenciamos!!!




0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

© 2020 - SINPOL-AM. CSPQ Tecnologia.