• Sinpol

GALERIA DOS HERÓIS - DEPARTAMENTO SOCIAL DO SINPOL ENTREVISTA: ÍRIS DE SOUZA DA SILVA



ÍRIS DE SOUZA DA SILVA, 66 anos de idade (09/03/1954) dos quais 28 anos dedicados à Polícia Civil do Estado do Amazonas. Natural de Manaus-AM é casada há 49 anos com o Sr. Paulo Rabelo da Silva, com quem teve 04 filhos, 01 homem e 03 mulheres, que já geraram os dois primeiros netos.

Íris é concursada da PC e foi admitida em 28/08/1986, no cargo de Agente de Polícia de 2° Classe, ascendendo na carreira até a classe mais almejada entre os investigadores que é a Classe Especial. Quando se aposentou, em 15/07/2014, seu intuito era cuidar de si, dos filhos e do esposo.

Das unidades em que trabalhou, lembra que sua primeira lotação foi no movimentado Plantão Geral, que funcionava em um prédio na Av. Carvalho Leal, bairro de Cachoeirinha. Prestou serviço também no 1° DP; Gerência de Apoio da DG; Departamento de Polícia Distrital - DPD, Arquivo, onde trabalhou até sua aposentadoria.

Tem ótima lembrança dos seus colegas de trabalho, como os ilustres: Graça Waughan, Joaquim Nascimento, Luiz Furtado, Maria do Carmo Serpa, dentre tantos outros com quem teve a felicidade de dividir momentos pelo mais diversos setores da DG.

Dos "causos" presenciados, recorda- se de uma situação hilária logo que entrou na PC, em que ao levar um preso para ser medicado no PS 28 de Agosto, este foi colocado em uma maca para aguardar atendimento e por estar sem algema, tentou fugir pelo basculante da enfermaria e ficou literalmente "entalado". Foi uma situação cômica, mais que serviu como alerta em sua experiência profissional.

Nossa entrevistada afirma que ao decidir se aposentar foi em busca do seio famíliar e de uma boa qualidade de vida tanto no lado pessoal, quanto no espiritual, pois envelhecer é inevitável, porém ficar velho é opcional.

Ao chegarmos a sua residência, fomos recebidas em seu Atelier, local onde passa horas tecendo seus arranjos como uma terapia para alma, pois confecciona manualmente diversos artigos como: flores, arranjos natalinos, tiaras e outros, conforme a solicitação de seus clientes.

Pratica ainda, natação e hidroginástica, para sempre estar de bem com o corpo e a mente. Todas essas atividades, pratica dentro de três princípios fundamentais: Paciência, Persistência e Prazer.

Antes de encerrar, nossa homenageada quis deixar uma mensagem: VOCÊ PODE! VENÇA SEUS DESAFIOS! FAÇA ACONTECER!

O Sinpol, agradece o carinho com que foi recebido e parabeniza a IPC CL. ESP. ÍRIS DE SOUZA DA SILVA por ter tido uma trajetória tão exemplar, que serve de exemplo para tantos. Também não poderíamos deixar de agradecer pela forma gentil que nos recebeu em sua residência e rogamos a Deus e ao Sagrado Coração de Jesus, de quem é devota, que continue a te abençoar grandemente. Obrigado!



Colaborou

Roberleno Braga

Diretor de Imprensa e Comunicação

Evanice Rodrigues de Lima

Diretoria de Assuntos para Mulheres.

Maria do Carmo Serpa

Diretoria de Apoio a Aposentados e Pensionistas




1 comentário

© 2020 - SINPOL-AM. CSPQ Tecnologia.