• Sinpol

DEPARTAMENTO INTEGRADO DE OPERAÇÕES AÉREAS É DESTAQUE POR SUAS ATUAÇÕES NO ESTADO



O Departamento Integrado de Operações Aéreas – DIOA/SSP/AM, recebeu a equipe do Portal do Sinpol-AM e mostrou um pouco do seu dia a dia.

Criado para planejar, organizar, controlar e executar todas as operações aéreas de segurança pública e defesa civil no âmbito do Estado do Amazonas. Sejam elas de resgate, salvamento, policiamento, de defesa civil e/ou patrulhamento.

O DIOA foi criado em 13 de julho de 2018. A criação se deu a partir da fusão do GRAER/PMAM, do GOA/PCAM e do Comando de Bombeiros Salvamento Aéreo e Resgate do CBMAM.

Só em 2019, o Departamento já conta com cinco resgate em situações que só puderam ser realizadas com sucesso graças ao emprego das aeronaves. Além do apoio dado a diversas operações policiais, tanto na capital quanto no interior.

O DIOA é chefiado pelo Tentente-Coronel do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas TC Helliton e tem também, como parte do seu staff, o Delegado de Polícia Civil Arthur Lira, ambos pilotos de helicóptero. Compõe ainda o quadro de pilotos os Delegados: Edval, Alexandre, Rafael, Reinaldo, e os Investigadores: Sandro, Ralf, Abner, e Rubens. Além do Investigador Ulguim, que é o Gerente de Manutenção.

As aeronaves utilizadas são do tipo Esquilo B3, que podem ser configurados tanto para salvamento quanto para o emprego em ações policiais e o modelo Schweizer, que é usado para instrução e observação.

O DIOA está localizado no aeroclube de Manaus e é uma unidade diferenciada da Segurança Pública. Pronta para atuar nas mais diversas ocorrências, alcançando distância enormes em um curto espaço de tempo e acessando os lugares mais difíceis e remotos do nosso imenso Amazonas.







© 2020 - SINPOL-AM. CSPQ Tecnologia.