• Sinpol

COMENDA AJURICABA É CONFERIDA AO DESEMBARGADOR FLÁVIO HUMBERTO PASCARELLI LOPES



A Comenda Ajuricaba, honraria concedida pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil do Amazonas, é um ato de reconhecimento àqueles que lutam por uma sociedade amazonense mais justa e igualitária, bem como, que respeitam aos membros sindicais que laboram em prol do fortalecimento das carreiras típicas de Estado, a exemplo da Classe Policial Civil.


Inspirada no índio guerreiro Ajuricaba, líder da tribo Manaó, nomenclatura indígena que deu origem à cidade de Manaus, a Comenda busca galardoar o trabalho dos servidores e autoridades compromissados com a sociedade, com o Estado e que desempenham suas funções como ícones dos Poderes constituídos.


Nesse sentido, o Desembargador Flávio Pascarelli sempre foi um exemplo a ser seguido, desde o seu cargo originário até a relevante função que atualmente ocupa no Poder Judiciário é uma figura notória. Homem público, probo, íntegro, altruísta, justo e competente, tem demonstrado em sua trajetória na magistratura amazonense o compromisso com um Estado democrático de direito, sempre pautando a sua conduta de forma republicana e atentando ao preceito público primário. Em inúmeros momentos, evidenciou o seu compromisso com o interesse público, como por exemplo, no ano de 2017, quando atuou como Chefe do Poder Executivo, adimplindo a parcela pendente do Escalonamento dos Policiais Civis e promovendo os Policiais Militares. Além disso, sempre valorizou as carreiras policiais nas fundamentações das suas decisões.


Nessa esteira, frisa-se que o trabalho sindical se estende por vários vieses a fim de bem marcar as organizações sindicais que atuam em defesa das classes essenciais do serviço público. Assim, reconhecer a atuação das autoridades que observam tal princípio é algo fundamental para a eficiência dos serviços essenciais e motivação dos agentes públicos.


Na homenagem em destaque, vale salientar que o Ilustre magistrado alcançou tal nível de reconhecimento, não apenas da categoria, como também de toda a sociedade amazonense, em decorrência de uma conduta exemplar a qual evidencia um elevado espírito público e que prima pela observância aos preceitos constitucionais, atendendo a um perfil raro que implica na necessidade do seu devido enaltecimento.


Por esse motivo, quanto ao tema em tela, o Presidente do SINPOL/AM – Jaime Lopes – destacou o seguinte:


"...É imperioso enfatizarmos que, tendo como premissa, a identidade regional (indígena), a Comenda Ajuricaba é uma honraria concedida pelo SINPOL às figuras distintas, que possuem uma atuação de destaque no cenário social e no serviço público. Induvidosamente, temos total admiração e respeito pelo Desembargador Pascarelli, face a inúmeros motivos, dentre os quais destacamos: o reconhecimento das suas origens, o valor à família, uma história existosa na sua carreira, um elevado espírito público e o valor dado às forças de segurança são apenas algumas das diversas virtudes que podemos vislumbrar nas atitudes do Ilustre magistrado. Por todo o exposto, a concessão dessa honraria é tão somente fruto dos méritos do brilhante Desembargador Pascarelli que nos honra ocupando uma vagas no TJAM e agindo de forma sempre admirável", finalizou Lopes.








0 comentário

Posts recentes

Ver tudo