- Sinpol
AMAZONAS SEGUE ORIENTAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE E SUSPENDE VACINAÇÃO EM TODO O ESTADO
Agentes de segurança pública fazem parte dos grupos prioritários desde 22 de abril de 2019.
O Ministério da Saúde recomendou aos Estados que fossem suspensas, temporariamente, as vacinas de rotina nas redes públicas de saúde, para que se evite a propagação do novo coronavírus (Covid-19).
O Órgão Ministerial emitiu o Ofício Circular nº 02/2020, onde orienta a manutenção apenas das vacinas contra o sarampo, para pessoas com até 59 anos de idade, e a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, a partir da última segunda-feira (23).
A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, por intermédio de sua diretora-presidente, Rosemary Costa Pinto, informou que a oferta das vacinas de rotina devem retornar a partir de 16 de abril deste ano, quando será encerrada a primeira fase da campanha contra a influenza destinada para pessoas com mais de 60 anos.
Vale lembrar que o Sinpol, por ocasião do Ofício nº 018/2019-SINPOL-AM, requereu do Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, com cópia para o Ministro da Justiça, Sérgio Moro, com recebimento no protocolo datado de 09 de abril de 2019, a inclusão dos agentes de segurança pública no rol dos grupos prioritários. O pedido foi acatado e tornado público no dia 22 de abril de 2019 e pode ser conferido no site da MS: saude.gov.br/noticais.

Confira a matéria que trata sobre a solicitação do Sinpol-AM ao Ministro da Saúde.